sexta-feira, 8 de março de 2013

Sobre Feminismo e Publicidade

Nesse Dia Internacional da Mulher, gostaria de fazer um chamado para que mulheres e homens atentem para a causa feminista,a começar pela conscientização, pois paira no imaginário coletivo a idéia de que o feminismo é o outro extremo do machismo, constituindo a dupla banda de nossa visão sexista das coisas. Quem pensa assim não poderia estar mais errado.

Se o machismo é formado na crença de que homens são, de algum modo, superiores às mulheres, o feminismo não é o seu oposto, pois é construído sobre a idéia de igualdade. A ignorância que muitas pessoas nutrem em relação a essas denominações alimenta o machismo na medida em que, quem se diz feminista é prontamente hostilizado -e aqueles que se identificam com o machismo se valem muito dessa ignorância.

Muitas são as conquistas que os movimentos feministas já conseguiram, mas qualquer um que pense um pouco sequer sobre nossa realidade perceberá que ainda não é o suficiente. Um homem, ao sair de casa, não precisa tomar medidas de precaução em relação a como irá se defender se alguém porventura queira estuprá-lo. Um homem não precisa se preocupar em como será julgado pelo tamanho de sua roupa. Uma mulher sim, apesar de que não deveria. Podemos começar a perceber a desigualdade em que nos encontramos ao pensar em casos simples como esse. O feminismo ainda se mostra necessário, pois alguns comportamentos se enraizaram fundo nas mentalidades e não são facilmente arrancados.

Esses comportamentos partem da dificuldade de encarar o outro como semelhante. Seja no passado ou no presente, criam-se as diferenças para podermos excluir aquele que não possui as mesmas características que nós. Na seção 3 de seu livro Observations on the Feeling of the Beautiful and Sublime (1764), Kant define o comportamento de uma mulher, que na visão dele deve se preocupar somente com o que é belo, devendo ela mesma ser bela. É o típico pensamento da mulher enfeite, incapaz de uma racionalidade mais desenvolvida. Por mais incrível que pareça, esse pensamento do sec XVIII ainda existe. Podemos perceber o absurdo na publicidade, a saber:

Campanha da Volkswagen de 2013 para o Dia Internacional da Mulher*:







Há também as campanhas sexistas, que para muitos não possuem problema algum, mas essas pessoas se esquecem de que estão incentivando a determinação de um comportamento através do gênero, o que é muito prejudicial.

Campanha recente dos cadernos Jandaia:





Há também as campanhas que criam um clima de aceitação e normalidade em relação à violência contra a mulher.

Campanha dos preservativos Prudence:




O pessoal da Prudence e o pessoal da Jandaia se retrataram em relação a esses casos, mas fica aquela dúvida: será que não perceberam realmente o absurdo dessas campanhas? Fica a dúvida em relação à índole desses publicitários, que podem muito bem ter feito essas propagandas para ganhar notoriedade e ainda a imagem de benevolência ao se retratarem. Há de se desconfiar.

Acho que ficou claro o teor das lutas feministas e sua importância. O feminismo deveria ser a posição de todo aquele que se diz ético, na medida em que almeja a igualdade. O feminismo faz bem até para os homens, pois tira de seus ombros o peso de ter que se comportar da forma como manda a heteronormatividade machista.

Sendo assim, reforço o chamado para que todos estudem a história de feminismo e adotem essa posição para si. Comecem estudando o dia de hoje, sobre as mulheres que morreram carbonizadas na fábrica enquanto lutavam por direitos.

*Agradeço o site: http://machismochatodecadadia.tumblr.com/post/44721858932/mulheres-praticas-segundo-a-volkswagen#.UTo2bByUT4J , que tirou print da campanha da Volkswagen, pois eles tiraram do ar algumas horas depois.

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